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Minicursos e oficinas


As oficinas são espaços de “Vivência e Partilha”, nas quais são oferecidas atividades de caráter prático que proporcionem a vivência e a construção de novos conhecimentos. Os minicursos, por sua vez, são espaços  de “Ciranda de Saber”, nos quais são oferecidas atividades de caráter mais teórico, que ampliam o saber e proporcionam novos conhecimentos

Estas modalidades  tem o intuito de  ampliar as oportunidades de participação e integração dos participantes, bem como,  proporcionar um espaço para o diálogo, a reflexão, a experimentação dos saberes e o aprofundamento do tema central do encontro: Alternativas de desenvolvimento e cooperação: reflexões sobre a construção de sociedades sustentáveis

TODAS AS OFICINAS  E MINICURSOS SERÃO REALIZADOS NO DIA 17 DE MAIO (MANHÃ E TARDE).

LOCAIS DE OFICINAS E MINICURSOS

– Dom Pedro I e II são no mesmo endereço: Campus Vida-Reitoria UFPR, Rua XV de Novembro, 1299 – Centro

– Auditório da PROGEPE: Rua Dr. Faivre, 590 – Centro

– UNINTER: Rua Luiz Xavier, 103 – Centro (na Boca Maldita)

– Passeio Público: Rua Carlos Cavalcanti, s/n, esquina com Av. João Gualberto – Centro

– UTFPR – Sala Verde: Av. Silva Jardim, 807 – Rebouças

ATENÇÃO: NÃO HAVERÁ MAIS MINICURSOS NO SETOR DE CIENCIAS JURUDICAS!! OS MINICURSOS E OFICINAS QUE ERAM NESSE LOCAL FORAM REMANEJADOS PARA OUTRO LOCAL.

OPÇÕES DE MINICURSOS E OFICINAS (MANHÃ)

Atividade, Local, e Horário Título Descrição Responsáveis
Oficina

UNINTER

9h às 12h

SALA 32

11 Mapas mentais e a percepção ambiental

 

O objetivo pauta-se em elaborar e analisar os mapas mentais, o resultado que se espera, é que o docente possa aplicar essa prática com seus alunos em âmbito escolar. O mapa mental é um encaminhamento metodológico importantíssimo para desvelar a percepção ambiental, sobretudo é através dessa prática que pode-se analisar e articular as questões socioambientais de uma maneira mais lúdica com os discentes. Laura Patricia Lopes

 

Oficina

UNINTER

9h às 12h

SALA 33

2 A fotografia documental como ferramenta da Educação Ambiental Reconhecer a fotografia documental como uma valiosa ferramenta na área da Educação Ambiental que possibilita a sensibilização, conscientização, mobilização e a tomada de decisão frente a temática ambiental abordada nos registros fotográficos. Sangerson Santos e

Eliane do Rocio Vieira

Oficina

UNINTER

9h às 12h

SALA 34

3 Arte da Terra – Aprender Brincando Construir uma experiência com arte-educação extraindo da natureza elementos líquidos e sólidos e transportar para o papel em forma de pintura e/ou gravura e expor as expressões ambientais em varal, após contextualização teórica. Leliana Aparecida Casagrande Luiz
Oficina

UNINTER

9h às 12h

SALA 35

4 Cores e curas: Utilização de extratos vegetais para confecção de tintas naturais/ plantas medicinais, mitos e verdade Oferecer vivencias de produção de corantes naturais ( tintas) que poderão ser usadas no cotidiano escolar em atividades pedagógicas. Oportunizar aos participantes reflexões e práticas utilizando produtos naturais oriundos de plantas medicinais que possam contribuir para a qualidade de vida. Rosangela Cristina Rosinski Lima
Oficina

UNINTER

9h às 12h

SALA 36

5 Educação Ambiental na Educação Infantil: Reflexão, ação e participação. Apontar por meio de imagens sua compreensão de Educação Ambiental; Discutir criticamente sobre Educação Ambiental na Educação Infantil;  Construir por meio de representação áudio visual práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil, que se relacionem aos conceitos abordados. Daniela G. Rodrigues e

Giovana C. Dorox

 

Oficina

UNINTER

9h às 12h

SALA 37

6 Necessidades Educativas Especiais e a Carta da Terra – Construção de Propostas Pedagógicas Conceber e adaptar materiais e atividades didático-pedagógicos especificamente destinados a alunos com NEE; Promover a exploração pedagógicas de materiais adaptados; Alargar a utilização/exploração da Carta da Terra a alunos com NEE. Mário Oliveira

e Olga Pinto dos Santos

Portugal

Minicurso

UNINTER

9h às 12h

SALA 38

7 Logística para implantação de Resíduos Sólidos na Escola Capacitar e instigar pessoas sobre a importância da separação seletiva dos resíduos sólidos na escola seguida da destinação final. Telma Satel
Minicurso

UNINTER

9h às 12h

SALA 39

8 Mudanças climáticas e Conferências das Nações Unidas Esclarecer conceitos e fatos sobre aquecimento global;  Introduzir os participantes à organização interna da ONU e ao papel dos estados no processo de negociação;  Apresentar as possibilidade de participação da sociedade civil organizada nesse processo; Esclarecer a problemática, mesmo para pessoas que não tenham uma base técnica estabelecida;  Formar multiplicadores sobre o assunto. João Henrique Alves Cerqueira e Priscila Soraia da Conceição
Minicurso

UNINTER

9h às 12h

SALA 41

44 Geografia e Educação Ambiental: bacias hidrográficas em questão A oficina busca elucidar o entendimento sobre bacia hidrográfica e sua relação ampla que envolve aspectos ambientais, sociais, políticos, culturais e econômicos. Anne Morais Rodrigues e Luiz Marcelo da Silva Barbosa
Minicurso

UNINTER

9h às 12h

SALA 44

48 Propostas de Educação Ambiental nas disciplinas da Educação Básica Demonstrar aos docentes da Educação Básica as possibilidades de efetivação dos seus papeis de Educadores ambientais em sala de aula, a partir de exemplos concretos de inserção de temáticas e discussões socioambientais em várias disciplinas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Carlos Eduardo Fortes Gonzalez
Oficina

UFPR Reitoria II

Sala 507

9h às 12h

 

9 Diagnóstico ambiental participativo – Punto de partida de proyectos comunitarios Compatir una herramienta metodológica que asiste a la construcción del saber ambiental de modo participativo para pensar escenarios alternativos de sustentabilidad. Incorporar estrategias educativas enmarcadas en los principios de la sustentabilidad ambiental, fomentando la innovación, la creatividad y la contextualización. Lucía Eluén Morixe,  Andrea Ortega Fernández e María Laura Barcia Rivera
Oficina

UFPR Reitoria II

Sala 508

9h às 12h

 

10 Do todo para parte da parte ao todo: uma prática da pedgogia cosmocena Contribuir para educação formal por meio da inclusão de oficinas didáticas centradas na arteterapia, como caminho possível para um repensar a educação atual, em uma perpectiva da Pedagogia Cosmocena Márcia Pereira da Silva e Raquel Fabiane Mafra Orsi
Oficina

UFPR Reitoria II

Sala 509

9h às 12h

 

1  

Jogo da Carta da Terra

Promover a Educação Ambiental através do pensar e agir coletivamente, da realização de ações reais para um objetivo comum, de aprender e transformar, de respeitar e cooperar. Gisele Costa Fredo

 

 

 

OPÇÕES DE MINICURSOS E OFICINAS (TARDE)

LOCAL Título Descrição Responsáveis
Minicurso

UNINTER

LABORATORIO INFORMATICA

14h às 17h

12 Introdução ao Google My Maps para projetos ambientais Introduzir conceitos iniciais e importância das geotecnologias. Apresentar as ferramentas básicas do aplicativo Google Mymaps

 

Ricardo Luiz Borges

 

Oficina

UTFPR

SALA VERDE

14h às 17h

13 Vermicompostagem O minicurso pretende demonstrar quais as vantagens de ter uma vermicomposteira doméstica, e os passos da construção da mesmas e cuidados com a alimentação da composteira e preparo do húmus. O Objetivo é demonstrar a viabilidade da aplicação da vermicompostagem como sensibilizador para a alfabetização ecológica. Ana Claudia Nuernberg Vaz e Tamara Simone van Kaick
Minicurso

EXTERIOR

14h às 17h

14 Educação Ambiental na Trilha Urbana de Curitiba Trocar experiência, abordar conceitos e práticas factíveis, que auxiliem os envolvidos no planejamento de atividades extraclasse, demonstrando como atingir resultados positivos com ações como a trilha urbana. Eduardo Baptista
Oficina

PASSEIO PÚBLICO

14h às 17h

15 Oficina  de práticas de educação ambiental no Parque Passeio Publico Apresentar aos participantes uma área verde urbana central de Curitiba, com o intuito de promover a educação ambiental e ecoturismo através de explicações sobre os serviços ecossistêmicos prestados pela área , turismo como isntrumento de aproximação  e educação ambiental e princípios de um ecoturista. Renata  Brasileiro Franco e Patricia Denkewicz
Minicurso

UFPR Reitoria I

Sala 206

14h às 17h

16 Ecoformação e subjetividade nas práticas ambientais educativas. Proporcionar aos participantes noções e relações entre ecoformação, interdisciplinaridade e elementos da psicanálise freudiana, estimulando o pensamento e a criatividade para ações transformadoras em educação socioambiental. Ana Lizete Farias e Maria do Rosário Knechtel
Minicurso

UFPR Reitoria I

Sala 207

14h às 17h

23 Educação Animalista: educando para o fim da crueldade contra os animais

 

Ampliar o objeto da educação ambiental, para incorporar a educação animalista, como estratégia de proteção à fauna.  

Vicente De Paula Ataide Junior

 

 Minicurso

UFPR Reitoria I

Sala 400

14h às 17h

18 A educação ambiental histórico-crítica: uma construção coletiva O minicurso objetiva identificar e analisar os pressupostos teóricos e metodológicos da EA Histórico-Crítica que estamos construindo, destacando as contribuições que a Pedagogia Histórico-Crítica nos oferece para a inserção da EA nos currículos escolares, de forma nuclear, tendo em vista a replicabilidade desses saberes para o fortalecimento/melhoria da qualidade de ensino. Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis

Lilian Giacomini Cruz

Jorge Sobral da Silva Maia

Carlos Eduardo Gonçalves

Regina Helena Munhoz

Pâmela Buzanello Figueiredo Rossi

Helena Maria da Silva Santos

 

Minicurso

UFPR Reitoria I

Sala 500

14h às 17h

19 Deconstruyendo las propias prácticas en educación ambiental, hacia proyectos socioeducativos ambientales contextualizados Aportar a la construcción de marcos teóricos de la EA, desde una mirada crítica de las propias prácticas. Proporcionar herramientas teórico-metodológicas para la formulación de proyectos en Educación Ambiental, mediando formativamente a educadores formales y no formales Fomentar el espíritu crítico, con respecto a la necesidad de generar una racionalidad ambiental acorde a los principios del desarrollo sustentable desde los espacios educativos en educación formal y no formal, resaltando el rol de la ciudadanía ambiental en la gestión compartida de los territorios. María Laura Barcia Rivera,

Lucía Eluén Morixe e Andrea Ortega Fernández

Minicurso

UFPR Reitoria I

509

14h às 17h

20 Trilhas Noturnas uma proposta inerente a Educação Ambiental em Unidades de Conservação

 

Demonstrar que por meio de trilhas orientadas é possível discutir alguns conceitos ambientais relacionados à UC e sua importância na preservação do ecossistema e sua fauna e flora, entretanto no período noturno, uma nova percepção acaba sendo possibilitada no tempo em que se admiram os aspectos atraentes do local sob o luar. As trilhas noturnas tem como fim buscar a conscientização de seus participantes a respeito da preservação das UC. Luan Cezar Grofoski e Carlos Henrique Gonçalves Luz
Minicurso

UFPR Reitoria I

Sala 510

14h às 17h

21 Plantadores de florestas: um ofício socioambiental Instrumentalizar educadores ambientais, professores e demais interessados quanto a possibilidade de elaborar projetos de inclusão social e educação ambiental com foco na restauração florestal e resgate sociocultural a partir de ofícios socioambientais como por exemplo os “plantadores de florestas”. Marco Aurelio Munhoz, Amilca Marcel de Souza e

Keila Camila da Silva

Minicurso

UFPR Reitoria I

Sala 519

14h às 17h

37 Produção de Revista Digital – Cobertura do EPEA 2017 Produzir conteúdos multimídia (texto, fotos, áudios, vídeo etc.) para compor uma publicação digital (em formato de revista) com matérias produzidas durante o evento, sobretudo durante a oficina. A revista será diagramada e publicada posteriormente como forma de mostrar um retrato do quê foi o evento e quais as principais discussões realizadas durante a sua realização; além disso, servirá como um jeito prático de exercer o direito à comunicação e de popularizar o conhecimento científico. Diego Henrique da Silva
Minicurso

UFPR Reitoria I

Sala 700

14h às 17h

22 Educação Ambiental e o Ensino Experimental – Propostas pedagógicas Refletir sobre causas e consequências dos problemas ambientais da atualidade; Relacionar conteúdos curriculares com a realidade ambiental e ensino experimental; Planificar atividades experimentais tendo em particular atenção o controlo de variáveis; Construir protocolos experimentais; Realizar Mário Oliveira

e Olga Pinto dos Santos

 

Minicurso

UFPR Reitoria I

Sala 702

14h às 17h

17 Concepção de Natureza em Merleau-Ponty, para construção de propostas de ensino e aprendizagem para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Estudar a concepção de Natureza em Merleau-Ponty, para construção de propostas de ensino e aprendizagem para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Objetivos Específicos: a) Compreender as características da concepção de Natureza em Merleau-Ponty; b) Discutir a concepção de Natureza encontrada nas obras de Merleau-Ponty; c) Identificar atividades de ensino e aprendizagem a partir da concepção de Natureza em Merleau-Ponty.  

Denis de Oliveira Silva

Minicurso

UFPR Reitoria II

Sala 503

14h às 17h

34 RAÍZES : O CAMPO NA  CIDADE Discutir a questão das Raízes do campo na cidade, avaliar a importância das hortas urbanas, olhar para o sistema de produção rural e a inexistência de culturas de subsistência, preocupação alimentar e aliada a consciência ambiental e produzir pequenos mostruários com exemplares de plantas medicinais e alimentícias. Joaquim Silvio Gomes Rodrigues e Vanda Maria Silva Kramer

 

Minicurso

UFPR Reitoria II

Sala 505

14h às 17h

40 Teatro aplicado como metodologia facilitadora da educação ambiental Desenvolver um método dinâmico que auxilia na formação de educadores ambientais. Quantos aos objetivos específicos: orientar e desenvolver as técnicas teatrais oratória, interpretação e interação com o público; auxiliar docentes e discentes na troca de conhecimentos; desenvolver de métodos didáticos, que as tornam mais atraentes e efetivas, para sensibilização e educação ambiental na sociedade. Lorrana Melo Ramalho Ferreira e Priscila Muniz Silva
Minicurso

UFPR Reitoria II

Sala 507

14h às 17h

47 Ambientalização Escolar: Conceitos e Prática Oportunizar a formação sobre Ambientalização e Sustentabilidade Escolar, de forma a entendê-la não apenas teoricamente, mas também como pode ser observada ou aplicada no ambiente da Escola, em todos os âmbitos, como o espaço, o currículo e seus projetos interdisciplinares. Daniela Jensen Eyng, Bianca Dornelles Reginatto e Yanina Micaela Sammarco
Minicurso

UFPR Reitoria II

Sala 508

14h às 17h

42 Biodanza: A Poética do Encontro Humano com Sustentabilidade

“Potencializando a Comunidade Universitária para o Despertar de uma Existência Saudável.

A Biodanza, sistema criado na década de 60 pelo Professor, Antropólogo, Psicólogo, Chileno Rolando Toro Araneda. É aplicada as pessoas de qualquer idade, ela se estrutura sobre métodos científicos e se instrumentaliza através de vivências, com músicas, movimento/dança e encontro humano semanais. Os encontros são elaborados a partir de valores importantes para reaprendermos a arte de viver e ser feliz. Janaína de F. Fontebasso

José B. de Castro Henrique

 

Minicurso

UNINTER

14h às 17h

SALA 32

24 Fazendo educação ambiental através das cores do

Jardim.

Sensibilizar e mobilizar os participantes para a realização de atividades de educação ambiental no segmento da educação infantil, tendo o jardim como referência Fornecer subsídios teóricos e metodológicos sobre o desenvolvimento de atividades de educação ambiental nos jardins. Lourdes Brazil e

Erica da Silva

Pedagoga

Ecologia Social

Minicurso

UNINTER

14h às 17h

SALA 33

25 Formação de educadores ambientais em unidades de conservação: um estudo no Parque Nacional do Iguaçu Compartilhar a experiência do curso de formação sobre EA e Unidade de Conservação do PNI, suas fragilidades e potencialidades, a partir de uma pesquisa de mestrado. Mariele Mucciatto Xavier e

Rosani Borba

Minicurso

UNINTER

14h às 17h

SALA 34

26 Cosmovisão Indígena e Educação Ambiental. Apresentar a cosmovisão e o conhecimento tradicional dos indígenas brasileiros acerca do meio ambiente, fazendo um contraponto com a perspectiva ocidental. Germano Bruno Afonso e Mario Sergio Cunha Alencastro

 

Oficinas

UNINTER

14h às 17h

SALA 35

27 Compostagem e criação de espaços agroecológicos em escolas: semeando ideias e projetos para o trabalho com a educação ambiental no Ensino Fundamental. Contribuir para a identificação de atividades práticas voltadas para a temática da criação de espaços agroecológicos e para o aproveitamento de resíduos sólidos orgânicos por meio da técnica da compostagem em escolas do Ensino Fundamental, com ênfase no reconhecimento da relação entre conteúdos programáticos curriculares e a difusão da educação ambiental e agroecológica, visando constituir um acervo didático sobre a temática para a utilização em espaços escolares do 1º ao 5º ano de ensino. Luiz Rogério Oliveira da Silva e Silvana Aparecida Marcondi Silva

 

Oficina

UNINTER

14h às 17h

SALA 36

39 Abayomi: o trançar da boneca que simboliza a luta e a resistência negra Contextualizar historicamente a tradição das mulheres Iorubás em confeccionar bonecas abayomi para suas crianças, como amuletos de proteção, como símbolos de resistência e cultura africana. Dialogar, por meio da confecção da boneca tradicionalmente africana, as lutas e táticas de resistência frente ao racismo ambiental que as comunidades negras e quilombolas sofrem, desde os tempos de escravidão até os dias atuais. Cristiane Carolina de Almeida Soares e

Amanda Martins de Espíndula Areval

 

Oficina

UNINTER

14h às 17h

SALA 37

45 Educação Quilombola: integrando saberes tradicionais Proporcionar aos participantes uma aproximação aos principais conceitos, marcos legais e metodologias que envolvem a temática das comunidades tradicionais; • Refletir sobre o papel da educação (na escola, educação não formal, gestão de recursos naturais) para garantia dos direitos das populações tradicionais no contexto brasileiro; • Apresentar estudos de caso que envolvam a educação quilombola. Carina Catiana Foppa e Carolina dos Anjos de Borba
Oficina

UNINTER

14h às 17h

SALA 38

38 Compostagem, uma experiência nas unidades escolares de Londrina Sensibilizar e estimular os participantes à conservação do ambiente por meio da implantação e manutenção de composteiras em suas residências e escolas;Oferecer subsídios aos educadores para abordagens sobre a compostagem em sua prática pedagógica. Efraim Rodrigues e Cristina da Silva Borba
Oficina

UNINTER

14h às 17h

SALA 39

31 Educação Socioambiental em Bacias hidrográficas Disseminar o conceito de sustentabilidade e propor reflexões sobre bacias hidrográficas, evidenciando ações e programas para qualidade e conservação dos recursos hídricos com foco na formação de multiplicadores. Luciana de Fátima Garcia

 

Minicurso

UNINTER

14h às 17h

SALA 41

32 O diálogo dos saberes tradicionais e científicos por meio do ensino por pesquisa Promover a interação entre o conhecimento tradicional e a literatura científica por meio da perspectiva de Ensino por Pesquisa. Paula Gabriela da Costa
Minicurso

UNINTER

14h às 17h

SALA 44

33 Educação Ambiental na Capacitação de Gestores Municipais O governo do Paraná fez adesão ao Programa Nacional de Capacitação de Gestores Municipais em 2008, instituído pelo MMA. O estado desenvolveu metodologia própria de aplicação e desenvolvimento. Desta feita o enfoque e a organização dos Municipios é por bacia Hidrográfica, território integrado em seus aspectos ambientais, social e econômico necessários a implantação de políticas públicas sustentáveis. Rosane Fontoura e Débora Albuquerque de Souza

 

Datas Importantes

Até 11/11

Inscrição de trabalhos

Fevereiro - 2017

Resultado da avaliação de trabalhos


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Universidade Federal do Paraná
XVI ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

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