As oficinas são espaços de “Vivência e Partilha”, nas quais são oferecidas atividades de caráter prático que proporcionem a vivência e a construção de novos conhecimentos. Os minicursos, por sua vez, são espaços de “Ciranda de Saber”, nos quais são oferecidas atividades de caráter mais teórico, que ampliam o saber e proporcionam novos conhecimentos
Estas modalidades tem o intuito de ampliar as oportunidades de participação e integração dos participantes, bem como, proporcionar um espaço para o diálogo, a reflexão, a experimentação dos saberes e o aprofundamento do tema central do encontro: Alternativas de desenvolvimento e cooperação: reflexões sobre a construção de sociedades sustentáveis
TODAS AS OFICINAS E MINICURSOS SERÃO REALIZADOS NO DIA 17 DE MAIO (MANHÃ E TARDE).
– Dom Pedro I e II são no mesmo endereço: Campus Vida-Reitoria UFPR, Rua XV de Novembro, 1299 – Centro
– Auditório da PROGEPE: Rua Dr. Faivre, 590 – Centro
– UNINTER: Rua Luiz Xavier, 103 – Centro (na Boca Maldita)
– Passeio Público: Rua Carlos Cavalcanti, s/n, esquina com Av. João Gualberto – Centro
– UTFPR – Sala Verde: Av. Silva Jardim, 807 – Rebouças
ATENÇÃO: NÃO HAVERÁ MAIS MINICURSOS NO SETOR DE CIENCIAS JURUDICAS!! OS MINICURSOS E OFICINAS QUE ERAM NESSE LOCAL FORAM REMANEJADOS PARA OUTRO LOCAL.
OPÇÕES DE MINICURSOS E OFICINAS (MANHÃ)
Atividade, Local, e Horário | N° | Título | Descrição | Responsáveis |
Oficina
UNINTER 9h às 12h SALA 32 |
11 | Mapas mentais e a percepção ambiental
|
O objetivo pauta-se em elaborar e analisar os mapas mentais, o resultado que se espera, é que o docente possa aplicar essa prática com seus alunos em âmbito escolar. O mapa mental é um encaminhamento metodológico importantíssimo para desvelar a percepção ambiental, sobretudo é através dessa prática que pode-se analisar e articular as questões socioambientais de uma maneira mais lúdica com os discentes. | Laura Patricia Lopes
|
Oficina
UNINTER 9h às 12h SALA 33 |
2 | A fotografia documental como ferramenta da Educação Ambiental | Reconhecer a fotografia documental como uma valiosa ferramenta na área da Educação Ambiental que possibilita a sensibilização, conscientização, mobilização e a tomada de decisão frente a temática ambiental abordada nos registros fotográficos. | Sangerson Santos e
Eliane do Rocio Vieira |
Oficina
UNINTER 9h às 12h SALA 34 |
3 | Arte da Terra – Aprender Brincando | Construir uma experiência com arte-educação extraindo da natureza elementos líquidos e sólidos e transportar para o papel em forma de pintura e/ou gravura e expor as expressões ambientais em varal, após contextualização teórica. | Leliana Aparecida Casagrande Luiz |
Oficina
UNINTER 9h às 12h SALA 35 |
4 | Cores e curas: Utilização de extratos vegetais para confecção de tintas naturais/ plantas medicinais, mitos e verdade | Oferecer vivencias de produção de corantes naturais ( tintas) que poderão ser usadas no cotidiano escolar em atividades pedagógicas. Oportunizar aos participantes reflexões e práticas utilizando produtos naturais oriundos de plantas medicinais que possam contribuir para a qualidade de vida. | Rosangela Cristina Rosinski Lima |
Oficina
UNINTER 9h às 12h SALA 36 |
5 | Educação Ambiental na Educação Infantil: Reflexão, ação e participação. | Apontar por meio de imagens sua compreensão de Educação Ambiental; Discutir criticamente sobre Educação Ambiental na Educação Infantil; Construir por meio de representação áudio visual práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil, que se relacionem aos conceitos abordados. | Daniela G. Rodrigues e
Giovana C. Dorox
|
Oficina
UNINTER 9h às 12h SALA 37 |
6 | Necessidades Educativas Especiais e a Carta da Terra – Construção de Propostas Pedagógicas | Conceber e adaptar materiais e atividades didático-pedagógicos especificamente destinados a alunos com NEE; Promover a exploração pedagógicas de materiais adaptados; Alargar a utilização/exploração da Carta da Terra a alunos com NEE. | Mário Oliveira
e Olga Pinto dos Santos Portugal |
Minicurso
UNINTER 9h às 12h SALA 38 |
7 | Logística para implantação de Resíduos Sólidos na Escola | Capacitar e instigar pessoas sobre a importância da separação seletiva dos resíduos sólidos na escola seguida da destinação final. | Telma Satel |
Minicurso
UNINTER 9h às 12h SALA 39 |
8 | Mudanças climáticas e Conferências das Nações Unidas | Esclarecer conceitos e fatos sobre aquecimento global; Introduzir os participantes à organização interna da ONU e ao papel dos estados no processo de negociação; Apresentar as possibilidade de participação da sociedade civil organizada nesse processo; Esclarecer a problemática, mesmo para pessoas que não tenham uma base técnica estabelecida; Formar multiplicadores sobre o assunto. | João Henrique Alves Cerqueira e Priscila Soraia da Conceição |
Minicurso
UNINTER 9h às 12h SALA 41 |
44 | Geografia e Educação Ambiental: bacias hidrográficas em questão | A oficina busca elucidar o entendimento sobre bacia hidrográfica e sua relação ampla que envolve aspectos ambientais, sociais, políticos, culturais e econômicos. | Anne Morais Rodrigues e Luiz Marcelo da Silva Barbosa |
Minicurso
UNINTER 9h às 12h SALA 44 |
48 | Propostas de Educação Ambiental nas disciplinas da Educação Básica | Demonstrar aos docentes da Educação Básica as possibilidades de efetivação dos seus papeis de Educadores ambientais em sala de aula, a partir de exemplos concretos de inserção de temáticas e discussões socioambientais em várias disciplinas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. | Carlos Eduardo Fortes Gonzalez |
Oficina
UFPR Reitoria II Sala 507 9h às 12h
|
9 | Diagnóstico ambiental participativo – Punto de partida de proyectos comunitarios | Compatir una herramienta metodológica que asiste a la construcción del saber ambiental de modo participativo para pensar escenarios alternativos de sustentabilidad. Incorporar estrategias educativas enmarcadas en los principios de la sustentabilidad ambiental, fomentando la innovación, la creatividad y la contextualización. | Lucía Eluén Morixe, Andrea Ortega Fernández e María Laura Barcia Rivera |
Oficina
UFPR Reitoria II Sala 508 9h às 12h
|
10 | Do todo para parte da parte ao todo: uma prática da pedgogia cosmocena | Contribuir para educação formal por meio da inclusão de oficinas didáticas centradas na arteterapia, como caminho possível para um repensar a educação atual, em uma perpectiva da Pedagogia Cosmocena | Márcia Pereira da Silva e Raquel Fabiane Mafra Orsi |
Oficina
UFPR Reitoria II Sala 509 9h às 12h
|
1 |
Jogo da Carta da Terra |
Promover a Educação Ambiental através do pensar e agir coletivamente, da realização de ações reais para um objetivo comum, de aprender e transformar, de respeitar e cooperar. | Gisele Costa Fredo
|
OPÇÕES DE MINICURSOS E OFICINAS (TARDE)
LOCAL | N° | Título | Descrição | Responsáveis |
Minicurso
UNINTER LABORATORIO INFORMATICA 14h às 17h |
12 | Introdução ao Google My Maps para projetos ambientais | Introduzir conceitos iniciais e importância das geotecnologias. Apresentar as ferramentas básicas do aplicativo Google Mymaps
|
Ricardo Luiz Borges
|
Oficina
UTFPR SALA VERDE 14h às 17h |
13 | Vermicompostagem | O minicurso pretende demonstrar quais as vantagens de ter uma vermicomposteira doméstica, e os passos da construção da mesmas e cuidados com a alimentação da composteira e preparo do húmus. O Objetivo é demonstrar a viabilidade da aplicação da vermicompostagem como sensibilizador para a alfabetização ecológica. | Ana Claudia Nuernberg Vaz e Tamara Simone van Kaick |
Minicurso
EXTERIOR 14h às 17h |
14 | Educação Ambiental na Trilha Urbana de Curitiba | Trocar experiência, abordar conceitos e práticas factíveis, que auxiliem os envolvidos no planejamento de atividades extraclasse, demonstrando como atingir resultados positivos com ações como a trilha urbana. | Eduardo Baptista |
Oficina
PASSEIO PÚBLICO 14h às 17h |
15 | Oficina de práticas de educação ambiental no Parque Passeio Publico | Apresentar aos participantes uma área verde urbana central de Curitiba, com o intuito de promover a educação ambiental e ecoturismo através de explicações sobre os serviços ecossistêmicos prestados pela área , turismo como isntrumento de aproximação e educação ambiental e princípios de um ecoturista. | Renata Brasileiro Franco e Patricia Denkewicz |
Minicurso
UFPR Reitoria I Sala 206 14h às 17h |
16 | Ecoformação e subjetividade nas práticas ambientais educativas. | Proporcionar aos participantes noções e relações entre ecoformação, interdisciplinaridade e elementos da psicanálise freudiana, estimulando o pensamento e a criatividade para ações transformadoras em educação socioambiental. | Ana Lizete Farias e Maria do Rosário Knechtel |
Minicurso
UFPR Reitoria I Sala 207 14h às 17h |
23 | Educação Animalista: educando para o fim da crueldade contra os animais
|
Ampliar o objeto da educação ambiental, para incorporar a educação animalista, como estratégia de proteção à fauna. |
Vicente De Paula Ataide Junior
|
Minicurso
UFPR Reitoria I Sala 400 14h às 17h |
18 | A educação ambiental histórico-crítica: uma construção coletiva | O minicurso objetiva identificar e analisar os pressupostos teóricos e metodológicos da EA Histórico-Crítica que estamos construindo, destacando as contribuições que a Pedagogia Histórico-Crítica nos oferece para a inserção da EA nos currículos escolares, de forma nuclear, tendo em vista a replicabilidade desses saberes para o fortalecimento/melhoria da qualidade de ensino. | Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis
Lilian Giacomini Cruz Jorge Sobral da Silva Maia Carlos Eduardo Gonçalves Regina Helena Munhoz Pâmela Buzanello Figueiredo Rossi Helena Maria da Silva Santos
|
Minicurso
UFPR Reitoria I Sala 500 14h às 17h |
19 | Deconstruyendo las propias prácticas en educación ambiental, hacia proyectos socioeducativos ambientales contextualizados | Aportar a la construcción de marcos teóricos de la EA, desde una mirada crítica de las propias prácticas. Proporcionar herramientas teórico-metodológicas para la formulación de proyectos en Educación Ambiental, mediando formativamente a educadores formales y no formales Fomentar el espíritu crítico, con respecto a la necesidad de generar una racionalidad ambiental acorde a los principios del desarrollo sustentable desde los espacios educativos en educación formal y no formal, resaltando el rol de la ciudadanía ambiental en la gestión compartida de los territorios. | María Laura Barcia Rivera,
Lucía Eluén Morixe e Andrea Ortega Fernández |
Minicurso
UFPR Reitoria I 509 14h às 17h |
20 | Trilhas Noturnas uma proposta inerente a Educação Ambiental em Unidades de Conservação
|
Demonstrar que por meio de trilhas orientadas é possível discutir alguns conceitos ambientais relacionados à UC e sua importância na preservação do ecossistema e sua fauna e flora, entretanto no período noturno, uma nova percepção acaba sendo possibilitada no tempo em que se admiram os aspectos atraentes do local sob o luar. As trilhas noturnas tem como fim buscar a conscientização de seus participantes a respeito da preservação das UC. | Luan Cezar Grofoski e Carlos Henrique Gonçalves Luz |
Minicurso
UFPR Reitoria I Sala 510 14h às 17h |
21 | Plantadores de florestas: um ofício socioambiental | Instrumentalizar educadores ambientais, professores e demais interessados quanto a possibilidade de elaborar projetos de inclusão social e educação ambiental com foco na restauração florestal e resgate sociocultural a partir de ofícios socioambientais como por exemplo os “plantadores de florestas”. | Marco Aurelio Munhoz, Amilca Marcel de Souza e
Keila Camila da Silva |
Minicurso
UFPR Reitoria I Sala 519 14h às 17h |
37 | Produção de Revista Digital – Cobertura do EPEA 2017 | Produzir conteúdos multimídia (texto, fotos, áudios, vídeo etc.) para compor uma publicação digital (em formato de revista) com matérias produzidas durante o evento, sobretudo durante a oficina. A revista será diagramada e publicada posteriormente como forma de mostrar um retrato do quê foi o evento e quais as principais discussões realizadas durante a sua realização; além disso, servirá como um jeito prático de exercer o direito à comunicação e de popularizar o conhecimento científico. | Diego Henrique da Silva |
Minicurso
UFPR Reitoria I Sala 700 14h às 17h |
22 | Educação Ambiental e o Ensino Experimental – Propostas pedagógicas | Refletir sobre causas e consequências dos problemas ambientais da atualidade; Relacionar conteúdos curriculares com a realidade ambiental e ensino experimental; Planificar atividades experimentais tendo em particular atenção o controlo de variáveis; Construir protocolos experimentais; Realizar | Mário Oliveira
e Olga Pinto dos Santos
|
Minicurso
UFPR Reitoria I Sala 702 14h às 17h |
17 | Concepção de Natureza em Merleau-Ponty, para construção de propostas de ensino e aprendizagem para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. | Estudar a concepção de Natureza em Merleau-Ponty, para construção de propostas de ensino e aprendizagem para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Objetivos Específicos: a) Compreender as características da concepção de Natureza em Merleau-Ponty; b) Discutir a concepção de Natureza encontrada nas obras de Merleau-Ponty; c) Identificar atividades de ensino e aprendizagem a partir da concepção de Natureza em Merleau-Ponty. |
Denis de Oliveira Silva |
Minicurso
UFPR Reitoria II Sala 503 14h às 17h |
34 | RAÍZES : O CAMPO NA CIDADE | Discutir a questão das Raízes do campo na cidade, avaliar a importância das hortas urbanas, olhar para o sistema de produção rural e a inexistência de culturas de subsistência, preocupação alimentar e aliada a consciência ambiental e produzir pequenos mostruários com exemplares de plantas medicinais e alimentícias. | Joaquim Silvio Gomes Rodrigues e Vanda Maria Silva Kramer
|
Minicurso
UFPR Reitoria II Sala 505 14h às 17h |
40 | Teatro aplicado como metodologia facilitadora da educação ambiental | Desenvolver um método dinâmico que auxilia na formação de educadores ambientais. Quantos aos objetivos específicos: orientar e desenvolver as técnicas teatrais oratória, interpretação e interação com o público; auxiliar docentes e discentes na troca de conhecimentos; desenvolver de métodos didáticos, que as tornam mais atraentes e efetivas, para sensibilização e educação ambiental na sociedade. | Lorrana Melo Ramalho Ferreira e Priscila Muniz Silva |
Minicurso
UFPR Reitoria II Sala 507 14h às 17h |
47 | Ambientalização Escolar: Conceitos e Prática | Oportunizar a formação sobre Ambientalização e Sustentabilidade Escolar, de forma a entendê-la não apenas teoricamente, mas também como pode ser observada ou aplicada no ambiente da Escola, em todos os âmbitos, como o espaço, o currículo e seus projetos interdisciplinares. | Daniela Jensen Eyng, Bianca Dornelles Reginatto e Yanina Micaela Sammarco |
Minicurso
UFPR Reitoria II Sala 508 14h às 17h |
42 | Biodanza: A Poética do Encontro Humano com Sustentabilidade
“Potencializando a Comunidade Universitária para o Despertar de uma Existência Saudável. |
A Biodanza, sistema criado na década de 60 pelo Professor, Antropólogo, Psicólogo, Chileno Rolando Toro Araneda. É aplicada as pessoas de qualquer idade, ela se estrutura sobre métodos científicos e se instrumentaliza através de vivências, com músicas, movimento/dança e encontro humano semanais. Os encontros são elaborados a partir de valores importantes para reaprendermos a arte de viver e ser feliz. | Janaína de F. Fontebasso
José B. de Castro Henrique
|
Minicurso
UNINTER 14h às 17h SALA 32 |
24 | Fazendo educação ambiental através das cores do
Jardim. |
Sensibilizar e mobilizar os participantes para a realização de atividades de educação ambiental no segmento da educação infantil, tendo o jardim como referência Fornecer subsídios teóricos e metodológicos sobre o desenvolvimento de atividades de educação ambiental nos jardins. | Lourdes Brazil e
Erica da Silva Pedagoga Ecologia Social |
Minicurso
UNINTER 14h às 17h SALA 33 |
25 | Formação de educadores ambientais em unidades de conservação: um estudo no Parque Nacional do Iguaçu | Compartilhar a experiência do curso de formação sobre EA e Unidade de Conservação do PNI, suas fragilidades e potencialidades, a partir de uma pesquisa de mestrado. | Mariele Mucciatto Xavier e
Rosani Borba |
Minicurso
UNINTER 14h às 17h SALA 34 |
26 | Cosmovisão Indígena e Educação Ambiental. | Apresentar a cosmovisão e o conhecimento tradicional dos indígenas brasileiros acerca do meio ambiente, fazendo um contraponto com a perspectiva ocidental. | Germano Bruno Afonso e Mario Sergio Cunha Alencastro
|
Oficinas
UNINTER 14h às 17h SALA 35 |
27 | Compostagem e criação de espaços agroecológicos em escolas: semeando ideias e projetos para o trabalho com a educação ambiental no Ensino Fundamental. | Contribuir para a identificação de atividades práticas voltadas para a temática da criação de espaços agroecológicos e para o aproveitamento de resíduos sólidos orgânicos por meio da técnica da compostagem em escolas do Ensino Fundamental, com ênfase no reconhecimento da relação entre conteúdos programáticos curriculares e a difusão da educação ambiental e agroecológica, visando constituir um acervo didático sobre a temática para a utilização em espaços escolares do 1º ao 5º ano de ensino. | Luiz Rogério Oliveira da Silva e Silvana Aparecida Marcondi Silva
|
Oficina
UNINTER 14h às 17h SALA 36 |
39 | Abayomi: o trançar da boneca que simboliza a luta e a resistência negra | Contextualizar historicamente a tradição das mulheres Iorubás em confeccionar bonecas abayomi para suas crianças, como amuletos de proteção, como símbolos de resistência e cultura africana. Dialogar, por meio da confecção da boneca tradicionalmente africana, as lutas e táticas de resistência frente ao racismo ambiental que as comunidades negras e quilombolas sofrem, desde os tempos de escravidão até os dias atuais. | Cristiane Carolina de Almeida Soares e
Amanda Martins de Espíndula Areval
|
Oficina
UNINTER 14h às 17h SALA 37 |
45 | Educação Quilombola: integrando saberes tradicionais | Proporcionar aos participantes uma aproximação aos principais conceitos, marcos legais e metodologias que envolvem a temática das comunidades tradicionais; • Refletir sobre o papel da educação (na escola, educação não formal, gestão de recursos naturais) para garantia dos direitos das populações tradicionais no contexto brasileiro; • Apresentar estudos de caso que envolvam a educação quilombola. | Carina Catiana Foppa e Carolina dos Anjos de Borba |
Oficina
UNINTER 14h às 17h SALA 38 |
38 | Compostagem, uma experiência nas unidades escolares de Londrina | Sensibilizar e estimular os participantes à conservação do ambiente por meio da implantação e manutenção de composteiras em suas residências e escolas;Oferecer subsídios aos educadores para abordagens sobre a compostagem em sua prática pedagógica. | Efraim Rodrigues e Cristina da Silva Borba |
Oficina
UNINTER 14h às 17h SALA 39 |
31 | Educação Socioambiental em Bacias hidrográficas | Disseminar o conceito de sustentabilidade e propor reflexões sobre bacias hidrográficas, evidenciando ações e programas para qualidade e conservação dos recursos hídricos com foco na formação de multiplicadores. | Luciana de Fátima Garcia
|
Minicurso
UNINTER 14h às 17h SALA 41 |
32 | O diálogo dos saberes tradicionais e científicos por meio do ensino por pesquisa | Promover a interação entre o conhecimento tradicional e a literatura científica por meio da perspectiva de Ensino por Pesquisa. | Paula Gabriela da Costa |
Minicurso
UNINTER 14h às 17h SALA 44 |
33 | Educação Ambiental na Capacitação de Gestores Municipais | O governo do Paraná fez adesão ao Programa Nacional de Capacitação de Gestores Municipais em 2008, instituído pelo MMA. O estado desenvolveu metodologia própria de aplicação e desenvolvimento. Desta feita o enfoque e a organização dos Municipios é por bacia Hidrográfica, território integrado em seus aspectos ambientais, social e econômico necessários a implantação de políticas públicas sustentáveis. | Rosane Fontoura e Débora Albuquerque de Souza |
Inscrição de trabalhos
Resultado da avaliação de trabalhos